O que é procrastinação e como lidar com ela?

 


Neste exato momento, você deve estar pesquisando sobre como parar de procrastinar. Mas você sabia que de nada adianta saber como parar de procrastinar se você desconhece o que é procrastinação e qual o seu mecanismo?

E qual a relação de tudo isso com Yoga para você ter encontrado este texto aqui? Pois bem, saiba que Yoga é uma disciplina de vida que envolve o fortalecimento interno capaz de romper desafios mentais. Este fortalecimento vem junto com a ideia de pausa, de reflexão e de ter espaço para si mesma (o). Ou seja, o Yoga pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a lidar com a procrastinação uma vez que:

1- Reduz o estresse e ansiedade, os principais motivadores da procrastinação;

2- Melhora a concentração, a capacidade de se manter focalizado em uma tarefa, o que pode ajudar a superar a distração e a procrastinação;

3- Desenvolve a autodisciplina e a capacidade de seguir em frente com as tarefas, o que pode ajudar a superar a procrastinação;

4- Melhora a autoestima no sentido de ajudar a superar o medo de falhar ou de não ser capaz de completar uma tarefa, estes que são frequentemente os principais motivadores da procrastinação;

5- Favorece o conhecimento do próprio corpo e mente com a prática regular de Yoga. Ao se conhecer melhor, é possível entender as emoções e pensamentos que desencadeiam a procrastinação.


Bom, então o que é procrastinar?

Procrastinar é adiar ou diferir a realização de uma tarefa ou atividade que deveria ser feita. Isso pode ser motivado por uma variedade de razões, como a falta de motivação, o medo de falhar, a distração, ou simplesmente a dificuldade em começar uma tarefa. A procrastinação pode ter efeitos negativos na saúde mental e no desempenho acadêmico ou profissional.


E por que a procrastinação faz mal?

A procrastinação pode ter vários efeitos negativos tanto na saúde mental na vida da pessoa. Aqui estão alguns exemplos:

Estresse: adiar uma tarefa pode aumentar a ansiedade e o estresse, especialmente se a tarefa é importante ou se o prazo de entrega se aproxima.

Qualidade do trabalho: adiar uma tarefa pode levar a um trabalho de qualidade inferior, pois é mais difícil se concentrar e ser produtiva(o) quando se está sob pressão.

Desempenho acadêmico: a procrastinação pode afetar negativamente o desempenho acadêmico, especialmente se a tarefa adiada é um trabalho escolar ou projeto de pesquisa, provocando insônia por um longo período.

Saúde mental: a procrastinação pode contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, Burnout e baixa autoestima.

Problemas de relacionamento: a procrastinação pode criar problemas no relacionamento com outras pessoas, especialmente se elas dependem do trabalho ou projeto que você está adiando. 

 Perda de oportunidades: a procrastinação pode resultar em perda de oportunidades, como emprego ou promoções e na própria vida particular devido à falta de atenção. 


Então, como procrastinar menos?

Existem várias técnicas que podem ajudar a reduzir a procrastinação. Algumas dicas incluem:

Definir metas claras e específicas: estabeleça objetivos claros para o que deseja realizar e divida-os em tarefas menores e gerenciáveis.

Fazer uma lista de tarefas: faça uma lista de tarefas diárias ou semanais e organize-as por ordem de prioridade. Exclua o que for necessário.

Eliminar distrações: identifique as principais distrações e faça um esforço consciente para evitá-las enquanto realiza a tarefa.

Estabelecer um cronograma: estabeleça um horário para cada tarefa e tente seguir o cronograma o mais rigorosamente possível.

Use o gerenciamento de tempo: use agenda de papel ou de seu aparelho celular. Existem também os planner.

Seja flexível: seja flexível e esteja preparada (o) para mudar seus planos, se necessário.

Aprenda a dizer não: não tenha medo de dizer não a solicitações que possam interferir com suas prioridades.

Dê um tempo para si mesma (o): lembre-se de dar tempo para si e relaxar. Desta forma evitará o esgotamento.


E se você optar por fazer aulas de Yoga e na sua cidade não tem ou a sua vida é muito corrida, as aulas de Yoga on-line por vídeoconferência AO VIVO podem ser uma boa opção tanto para quem é iniciante ou praticante de longa data. O importante é que a professora (or) seja qualificada (o), as turmas sejam reduzidas e existam correções ao longo das aulas para manter a segurança da prática.

Namastê !



Comentários