Qual é o melhor Yoga?

 


A palavra “Yoga” vem do sânscrito “yug”, que significa “perceber aquilo que já está unido”. Trata-se de um caminho a ser trilhado, uma arte espiritual e física, cujo objetivo é estabelecer uma mente clara, objetiva, pura e forte.

A prática regular de Yoga melhora a consciência física, mental e respiratória, desperta o estado interno de gratidão, alivia inúmeras doenças do corpo e é uma excelente forma de treinamento que desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio, a força e a consciência corporal. Para a mente e o espírito, o Yoga pode ajudar a melhorar o foco, a concentração, a confiança e a capacidade de lidar com situações estressantes e desafiadoras com calma e presença de espírito. Também ajuda estabilizar as emoções, diminuir o estresse e incentiva a compaixão e a bondade.

E respondendo à questão inicial, apesar de existir muitos estilos de Yoga, só existe um Yoga. Este Yoga está presente (ou deveria estar) em todos os estilos de prática.

Todos os estilos de Yoga que usam os exercícios físicos conhecidos como ásanas, encontram-se em um grupo chamado Hatha Yoga. Então, dentro deste enorme grupo, existem:

HATHA YOGA TRADICIONAL - A maior parte da ioga praticada no ocidente se enquadra aqui. São posturas estáticas combinadas com mobilização e inúmeros outros exercícios de limpeza, energização e respiração descritos nos clássicos. Ao final da aula, sempre existe um exercício de relaxamento consciente. As reflexões profundas do Yoga devem ser verbalizadas no decorrer na aula

IYENGAR YOGA –  Desenvolvido por BKS Iyengar e baseado nos clássicos, enfatiza o alinhamento e uso de acessórios para melhorar o desenvolvimento das (os) alunas(os). Atualmente muitos professores de Hatha Yoga fazem uso destes suportes, a exemplo de faixas e blocos. 

ASHTANGA YOGA – Pattabhi Jois é o criador desta forma dinâmica e vigorosa de Yoga, Devido ao nome “Ashtanga”, frequentemente é confundido a uma das principais escrituras do Yoga: o Ashtanga Yoga de Patañjali. Voltando ao estilo criado por Pattabhi Jois, as (os) alunas(os) executam sequências específicas com o uso de Vinyasa e a série da Saudação ao Sol.

KUNDALINI YOGA -O Caminho: Kundalini é derivado da palavra indiana kundal, que significa “mecha de cabelo do amado”. O desenrolar desse “cabelo” (muitas vezes chamado de serpente) é o despertar da kundalini, a energia criativa armazenada na base da espinha de todos os humanos. A prática de Kundalini Yoga visa ativar essa energia através da respiração, posturas, cânticos e meditação. Várias formas de técnicas de respiração são usadas para limpar o sistema e permitir que a energia flua para os chakras, ou centros de energia localizados no corpo.

SIVANANDA YOGA -  Também conhecido no ocidente como Yoga Integral, integra muitas formas de yoga, incluindo uma abordagem tradicional de Hatha. Mais do que apenas um conjunto de poses, Sivananda tece uma filosofia de cinco pontos em cada aula, incluindo princípios de relaxamento, exercício, respiração, dieta e pensamento positivo. As aulas seguem uma sequência de exercícios respiratórios, uma rotina de posturas e profundo relaxamento e meditação. É bem parecido com o Hatha Yoga Tradicional (ou pelo menos deveria ser).

BIKRAM YOGA - Desenvolvido por Bikram Choudhury, usa salas extremamente aquecidas, cerca de 40% de umidade e posturas repetidas nos treinos. As aulas são exigentes, mesmo no início da prática, empregando as mesmas 26 posturas e duas técnicas de respiração pranayama. Bikram evita o uso de adereços e evita a demonstração dos asanas em sala de aula: espera-se que os alunos aprendam as posturas observando e ouvindo o instrutor. Aulas disciplinadas e altamente focadas.

Você se identificou com algum deles?

Namastê

Comentários