Ayurveda é religião?


Ayurveda é um dos sistemas de medicina existentes na Índia e tem suas raízes nos Vedas, escrituras muito antigas que focam no conhecimento e entendimento do Eu, na religiosidade, na fé, mas não na religião. Infelizmente os rituais são mal compreendidos por boa parte da civilização ocidental, pois não entenderem que, diariamente, todas as pessoas realizam inúmeros rituais na realização das tarefas. Além disso, Ayurveda surgiu muito antes do cristianismo.

Devido aos princípios próprios estabelecidos pelo Ayurveda, é comum o equívoco de relacionar este sistema de cura com notícias falsas que embutem medo nas pessoas, desestimulando a sua prática com mitos e misticismos.

Voltando a questão principal, o Ayurveda surgiu em um ambiente tomado pela fé e por este motivo há a confusão entre religião e religiosidade. Ayurveda jamais vai propor que a pessoa confie ou deixe de confiar em algo, mas sim, exigirá mudança no estilo e na relação que a pessoa estabelece com a vida e consigo mesmo.

O principal propósito é a promoção da saúde e prevenção de enfermidades, sejam elas físicas, espirituais ou mentais. Ayurveda é capaz de auxiliar na cura de muitas condições, bem como prolongar a própria vida. Ajuda a entender quais alimentos são adequados para você, o que fazer em cada estação do ano, horários do dia e o mais importante: oferece uma base firme de saúde rumo ao autoconhecimento.

Você conhece o modo de viver ayurveda?

Namastê

Comentários