Como melhorar o equilíbio nas aulas de yoga.


Essa é uma queixa recorrente entre as pessoas que praticam Hatha Yoga.

Primeiro é preciso entender se o desequilíbrio é frequente ou se é momentâneo.

Se for o primeiro caso, você pode ter desenvolvido ao longo da vida uma pisada inadequada na qual alguma região dos pés é mais utilizada do que outra, sobrecarregando certas áreas e relaxando excessivamente outras. Isso acontece por falta de percepção do próprio corpo, uso exagerado de calçados, falta de estímulo aos pés, cirurgias. Algo sempre leva à pisada viciada que, por meio da fáscia, interfere nos joelhos, assoalho pélvico e respiração. Chegamos lá: na respiração. Este é outro fator que pode prejudicar o equilíbio das aulas de yoga, pois a pessoa ao prever sua dificuldade, começa a realizar uma respiração ansiosa que piora todo o contexto. Então aqui nós já temos duas soluções: corrija sua pisada e se atente à respiração.

Se o seu caso é a segunda opção, saiba que todos nós temos os nossos dias de menor desempenho e isso deve ser respeitado. Não se trata de procrastinar e nem de desistir, mas sim de compreender os próprios limites no momento presente e perceber o que pode ser feito o não. É aqui que acontece a famosa entrega que tanto é falada no Yoga: observe, faça as intervenções possíveis e aceite o que não pode ser modificado. Isso é yoga fora do tapetinho, yoga na vida real, no dia-a-dia. Aqui é apresentada mais uma solução: respire e aceite.

E uma outra possibilidade de ajuste, agora com os olhos fechados, é simplesmente deixar o queixo levemente erguido e focar num ponto lá adiante. Sim, este foco com os olhos fechados é possível apesar de pouco ser discutido acerca disso.

Que sua prática possa melhorar.

Namastê!

Comentários