Sono e intestino como indicadores de saúde mental

 


Você sabia que o ato de não dormir e que o funcionamento intestinal irregular são importantes indicadores acerca da na inflamação do corpo humano?

Veja: o intestino é o local de absorção de muitos elementos e seu ressecamento promove uma mudança na microbiota de modo que o cérebro começa a receber insistentes informações via Nervo Vago de que está ocorrendo uma inflamação nesta região. Por sua vez, o eixo hipófise, hipotálamo e adrenal (HPA) responde a esta ocorrência com estímulos à produção de cortisol. Imagine este ciclo se repetindo a cada dia que você não consegue evacuar. Sim, o corpo começa a colapsar, a inflamar como um todo, não absorve os nutrientes porque o intestino está alarmado e o sono vai para os ares. Temos aqui um ciclo que impede a absorção de vitaminas B12 e B9, por exemplo, e a perda gradativa da qualidade de vida que pode contribuir para com a manutenção de quadros depressivos.

Sabemos que o ômega 3, a B12, lactobacilos, B9, B6 e ácido fólico estão intrinsecamente relacionados ao funcionamento adequado do Sistema Nervoso e produção de cerca de 95% das serotoninas e dopaminas.

Já dizemos em Ayurveda e Medicina Chinesa que a falta de hidratação é a porta de entrada para muitas desordens, incluindo a nossa saúde mental que está diretamente relacionada ao funcionamento intestinal.

Resumindo: observe a qualidade do seu sono e evacuação.

Comentários