Ayurveda e Coronavírus


Penso que você tenha chegado aqui por estar à procura de protocolos que melhorem a imunidade. A notícia que tenho para dar é: não existe protocolo, não existe fórmula mágica.
Cuidar da imunidade é um hábito, exige constância, um esforço mental inclusive.
A boa notícia é que, se você ainda não se observa e promove ações a seu favor, pode começar agora. Sim, agora, independente do horário, da estação do ano, do local que você reside, de sua idade. Começar neste instante.
Por exemplo, você pode abrir armário e geladeira e se desfazer de todos os embutidos e enlatados, se propor a cozinhar em casa e a utilizar produtos que vêm da terra, agroecológicos ou orgânicos. Você pode deixar de tomar água gelada neste exato momento, pois ingerir gelo desgasta o fogo digestivo, piora muito a digestão dos alimentos e impede a formação do tecido que denominamos plasma (é ele que forma os outros 6 tecidos). Questione há quanto tempo toma água gelada e reflita se o seu corpo tem se esforçado a funcionar inversamente durante todo este período.
Foque em um bom sono, aquele reparador que você já conhece.
Use especiarias e temperos nos alimentos que preparar.
Exercite-se todos os dias, promovendo suor. É o sistema nervoso simpático, aquele responsável pelos nossos reflexos, que regula respostas em qualquer nível de estresse e o suor é um indicador da broncodilatação. Além disso, prepara o cérebro para reagir ou agir. Se você cuida da sua mente, muito provavelmente tomará atitudes avaliadas e pouco se deixará levar pelas emoções.
Traga os pensamentos sempre para o aqui e agora. "Neste instante" já passou e "daqui a pouco" é futuro.
Observe se o dia está quente ou frio e fundamente suas escolhas em fatores como estes.
Medite diariamente.
Raspe a língua.
Assoe o nariz.
Agradeça.
Reflita.

Namastê _/\_

Comentários