Os Vrittis na prática de Yoga e meditação

 


Este é um tema pouco falado e compreendido nas aulas de Yoga, pois é comum associar os exercícios físicos, ásanas, à prática de Yoga. Ao mesmo tempo, nós professores afirmamos que existe algo por trás dos diversos exercícios e que eles funcionam como uma ponte.

Na jornada de autodescoberta por meio do Yoga, surge um conceito profundo que compõe essa ponte entre corpo e mente e ao mesmo tempo é o próprio corpo e mente: Vritti.

No Yoga, os Vrittis são descritos por Sri Patañjali logo no início dos Yoga Sutras. Essa é uma obra bastante complexa e que exige um estudo anterior com professora(or) qualificado. Vritti significa flutuação, ondulação, movimento. No Yoga Sutra, Vritti acompanha a palavra Chitta, mente. Então, Chitta Vritti significa “flutuações mentais” ou “padrões de pensamentos”. 

Visualize o mar calmo. Agora visualize o mar agitado. Pois a mente pode se apresentar de uma forma ou de outra. A essa forma apresentada da mente, nós chamamos Vritti. As excessivas ondulações representam a atividade mental demasiada que, devido à falta de espaço, dificulta a clareza, a objetividade do pensar.

Os Vrittis, as flutuações mentais, são fundamentais para a compreensão do funcionamento da mente, prática da meditação e aprofundamento no Yoga para além do tapetinho. Sri Patañjali categoriza cinco tipos de Vrittis, cada um com suas próprias características e efeitos únicos na mente. São eles:

> Cognição Correta (Pramana): refere-se à capacidade de perceber informações corretamente, com precisão, baseada em raciocínio lógico.

> Equívoco (Viparyaya): este vritti ocorre quando a mente interpreta incorretamente as informações sensoriais.

> Imaginação (Vikalpa): este vritti representa a capacidade da mente de criar imagens mentais, fantasias e devaneios.

> Sono (Nidra): este vritti é mais do que apenas a ausência de vigília. É um estado alterado de consciência onde os padrões de pensamento da mente são significativamente reduzidos.

> Memória (Smriti): smriti, ou “memória”, envolve a lembrança de sensações ou emoções passadas, tanto conscientes quanto inconscientes.

Cada um desses cinco Vrittis desempenha um papel distinto na formação da percepção, dos pensamentos e da consciência. Ao se aprofundar em suas características e efeitos individuais, obtêm-se uma compreensão aprofundada sobre como eles contribuem para a tapeçaria da paisagem mental humana.


1. Cognição Correta (Pramana)

Este Vritti gira em torno da nossa capacidade de perceber a informação com precisão e se apresenta em seis Pramana Vrittis essenciais para a compreensão do mundo:

Experiência Direta (Pratyaksha): Esta é a forma mais direta de Pramana, baseada na percepção sensorial. O que vemos, ouvimos, provamos, tocamos e cheiramos informa diretamente a nossa compreensão da realidade.

Inferência (Anumana): A inferência envolve tirar conclusões com base em observações. Por exemplo, se vemos fumaça, inferimos a presença de fogo.

Comparação (Upamana): Upamana Pramana depende da comparação. Quando relacionamos algo novo com algo familiar, obtemos insights. Por exemplo, uma nova fruta é descrita como “semelhante à maçã”.

Postulação (Arthapatti): Esta forma de Pramana nos ajuda a compreender cenários onde faltam evidências diretas. Por exemplo, se uma pessoa nunca come durante o dia, mas permanece saudável, postulamos que ela coma à noite.

Não apreensão (Anupalabdhi): Anupalabdhi é a percepção da ausência de algo. É o reconhecimento de que algo que esperávamos ver ou experimentar não está presente.

Testemunho Verbal (Sabda): Envolve obter conhecimento de fontes confiáveis, como professores, livros ou especialistas. É um Pramana importante porque nos permite acessar o conhecimento além de nossas experiências diretas.

Na jornada para compreender Pramana e seu papel em Vrittis, navega-se pelo caminho do discernimento e da sabedoria. A capacidade de diferenciar entre a crença pessoal e a realidade objetiva é um trampolim para a clareza e a autorrealização.


2. Equívoco (Viparyaya)

Este Vritti ocorre quando a mente interpreta incorretamente as informações sensoriais, levando a uma distorção da realidade. pode ser comparado a uma miragem, onde o que percebemos pode não estar alinhado com a verdade.

Para ilustrar Viparyaya, consideremos o exemplo clássico de uma miragem no deserto. À distância, pode-se ver o que parece ser uma piscina de água cintilante no horizonte árido. Os sentidos sinalizam a presença de água e a mente a interpreta como um verdadeiro corpo de água. Entretanto, após um exame mais detalhado, fica evidente que não há água e a miragem se dissipa.

Este efeito de miragem encapsula a essência de Viparyaya vritti. Destaca como nossas percepções sensoriais podem nos enganar, levando a uma falsa compreensão da realidade. Serve como um lembrete de que nossos sentidos, embora poderosos, não são infalíveis. A tendência da mente de interpretar os estímulos sensoriais tal qual os seus próprios vícios, criando ilusões, obstruem o nosso caminho para a autorrealização.


3. Imaginação (Vikalpa)

Vikalpa, frequentemente associado à imaginação, é um Vritti fascinante que explora as profundezas criativas da mente. Essa flutuação mental nos permite evocar imagens mentais, fantasias e devaneios. Embora a imaginação possa ser uma fonte de inspiração e inovação, ela também tem o potencial de desviar a mente, se não for controlada, direcionada.

Imaginação Controlada (Kalpana)

Uma faceta de Vikalpa que vale a pena explorar é a imaginação controlada, conhecida como “Kalpana”. Essa forma de imaginação serve como uma ferramenta valiosa para definir e alcançar metas, resolver problemas e estimular a criatividade. A imaginação controlada nos permite visualizar possibilidades, planejar o futuro e dar vida aos nossos sonhos.

Imagine um artista que imagina uma obra-prima antes de colocar o pincel na tela ou um arquiteto que constrói mentalmente um edifício antes que ele se torne realidade. Estes são exemplos de imaginação controlada em ação, aproveitando o poder criativo da mente para fins construtivos.

Imaginação Descontrolada (Vikalpa)

Por outro lado, a imaginação descontrolada (Vikalpa) pode ser comparada a uma mente errante perdida na fantasia. Muitas vezes leva a devaneios, dúvidas, indecisões, fonte de distração e turbulência mental.

Pense em um momento em que você se viu perdido em pensamentos. Esta é uma manifestação de imaginação descontrolada. Isso desvia a mente do foco pretendido e pode prejudicar a produtividade e a autorrealização.


4. Sono (Nidra)

Nidra representa um estado único onde os padrões de pensamento da mente são significativamente reduzidos. É um estado no qual experimenta-se descanso e restauração, mas não é apenas a ausência de vigília.

Nidra é semelhante aos momentos imediatamente antes de adormecer ou logo ao acordar. É um estado em que a vibração habitual da mente diminui e nos encontramos num lugar onde os pensamentos são mínimos, se não ausentes. É um estado transitório que contém um grande potencial de autodescoberta e transformação.


A importância do sono de qualidade

Um sono de qualidade é essencial para o nosso bem-estar geral, tanto físico como mental. Nidra permite que o corpo se restabeleça, pois oferece à mente um alívio das incessantes ondas de pensamento do estado de vigília que ocorre ao longo do dia. É durante estes momentos de descanso que encontramos uma sensação de paz interior e equilíbrio.


5. Memória (Smriti)

Smriti, muitas vezes referida como “memória”, é um Vritti que nos leva numa viagem pelos corredores do passado. Envolve a recordação de impressões duradouras, tanto conscientes como inconscientes, que foram impressas na tela da nossa mente por sensações e emoções passadas.

Pense em Smriti como o arquivo mental que armazena as experiências da vida, tanto significativas quanto não significativas. Abrange memórias de alegria, tristeza, amor e inúmeras outras emoções, cada uma com sua vibração e textura únicas. Afeta nosso humor, decisões e interações com o mundo. Quando nos deparamos com uma situação, Smriti atua como uma lente através da qual a vemos. As memórias que recordamos podem elevar o nosso espírito ou lançar uma sombra sobre as nossas experiências. Estas memórias moldam a percepção do mundo e influenciam nossas respostas às situações presentes.

Por exemplo, uma memória positiva de uma conquista passada pode aumentar a nossa confiança, enquanto uma memória negativa pode desencadear ansiedade ou dúvidas. A influência de Smriti em nosso estado mental atual é profunda e pode facilitar ou dificultar nossa jornada em direção na disciplina de Yoga na vida.


Controlar Vrittis é fundamental para a prática de Yoga e, sem que as(os) praticantes percebam, há um trabalho neste sentido ao longo da aula ministrada. Não existem apenas exercícios. Existem exercícios com diferentes comandos que atuam diretamente na mente para direcionar os Vrittis e permitir a verdadeira jornada da(o) aluna(o) de Yoga.

Por meio de um estilo de vida iogue consistente e de uma dedicação inabalável, embarca-se numa jornada transformadora em direção à autopercepção, desbloqueando a profunda paz interior que está além do reino de Vrittis. O caminho é desafiador. Com persistência e gentileza, os obstáculos são transformados em trampolins para alcançar o potencial mais elevado.


Perguntas frequentes sobre Vrittis no Yoga

Q1: O que são Vrittis e por que são importantes no yoga?

Vrittis são as flutuações da mente, abrangendo pensamentos, emoções e padrões mentais. Eles são cruciais no yoga porque podem dificultar ou facilitar a nossa jornada em direção ao autoconhecimento.


Q2: Como posso identificar e observar meu Vrittis?

Procure uma professora ou professor qualificada(o), pois apenas se observar leva ao problema das tendências mentais dos pensamentos recorrentes.


Q3: O Vrittis pode ser completamente eliminado?

O objetivo do Yoga é reconhecê-los e desenvolver um certo controle sobre eles. Com a prática, você pode reduzir significativamente sua influência e vivenciar momentos de tranquilidade e clareza mental.


Q4: Qual Vritti é o mais difícil de controlar?

Os desafios no controle de Vrittis variam de pessoa para pessoa.


Q5: O Vritti pode ser benéfico de alguma forma?

Sim, o Vrittis por si só nem são bons e nem são ruins.


Namastê

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