O que é Yoga?

 


Yoga existe desde tempos imemoriais e sua raiz está na Índia antiga. Com tanta informação, muitos nomes tentam explicar Yoga, o que acaba por trazer mais confusão do que solução.

Como costumo dizer, na verdade só existe um Yoga.

Na cultura popular contemporânea, especialmente no ocidente, o Yoga passou a ser visto principalmente como uma forma de fazer ásana (prática de postura) e algum pranayama (respiração).

Claro que isso nos permite obter inúmeros beneficios físicos e mentais muito conhecidos e bem documentados, tais como a melhoria do sono, disposição, gerenciamento do estresse, sensação de abertura, paz e expansão. Mas isso ainda não é Yoga em si.

Na compreensão tradicional, Yoga NÃO se baseia especificamente em modalidade física.

Sim, e por qual motivos fazemos os exercícios?

Você vai entender agora!

Em nossa era, devido às condições de vida estressante, atribulada, que nos leva a estimular excessivamente os sentidos, principalmente em relação às questões cotidianas, a prática de Yoga usa o próprio corpo físico, mental e emocional como ponte para nos reconectarmos ao estado presença.

Com o tempo de prática, disciplina, corpo mais solto, menos dolorido e a mente mais atenta e focada, a(o) praticante de Yoga começa a perceber claramente que certas coisas não fazem sentido. Uma certa reconexão consigo. É aqui que a chave começa a virar.

E então nós começamos a perceber Yoga: começamos e direcionar a mente com ética em nosso dia a dia.

É tudo muito fluido.

Perceba que a compreensão tradicional do Yoga é muito mais ampla. O Yoga é entendido como um “Moksha Shāstra” - conecimento da liberdade dos condicionamentos mentais.

Tem sua própria linhagem fundadora, filosofias, visões sobre cosmologia, fisiologia sutil, meditações, simbolismos, código ético e moral de condutas. Uma completa estabilidade mental que nos permite o autoconhecimento.

Namastê

Comentários