O trigo na perspectiva Ayurveda!


Resultado de imagem para trigo


A cultura indiana tem o trigo como um dos principais suplementos em hábitos alimentares e estima-se que mais de 50 receitas principais são preparadas com este grão, cuja importância é demonstrada através de diversos rituais e tradições.
Estudos farmacológicos encontraram atividades antiproliferativa, apoptótica e antioxidante, hipolipemiante, anti-úlcera, antioxidante e antimicrobiana, quelante de Ferro, cardiotônico, imunomodulador, anticancerígeno na prevenção e tratamento de doenças crônicas. 
Nos últimos anos, muitos problemas de saúde foram atribuídos a este grão: obesidade, inflamação, síndrome do intestino gotejante e mente flutuante são apenas alguns dos que estão na lista. Enquanto grãos processados tais como a farinha branca podem causar esses tipos de desordens, grãos integrais, mastigados bem, têm efeito oposto, desde que agni, o fogo digestivo, esteja forte. Pense: por qual motivo de repente se tornou um problema se o grão tem nutrido nossos ancestrais por séculos? Se o grão não é um problema, por que tantas pessoas se sentem tão bem quando o eliminam de suas dietas? 
O olhar isolado promove a falta de entendimento do todo e do Modus operandi entre natureza, corpo e mente. Quando você isola um único componente em um alimento, como o glúten no trigo ou sódio no sal, você perde o quadro geral sobre a sinergia dos mesmos, o que propicia  falácias sobre como os alimentos afetam nossos corpos e mentes, gerando pânico e culpa desnecessários. 
Os textos antigos expõem os grãos como uma maneira de equilibrar os doshas e acalmar a mente. Para entender por que o grão é tão importante, temos que olhar para o vata dosha e seu papel na manutenção do equilíbrio no corpo e na mente. O Vata, composto pelos elementos ar e éter, é altamente móvel por natureza e deixa a pessoa sem aterramento, sem peso e com aumento da velocidade. Vata desequilibrado vai secar o corpo e a mente, levando a ansiedade, constipação, insônia (entre outros sintomas) e seu movimento eventualmente desorganiza pitta e kapha doshas. A boa notícia é que todos nós podemos fazer do Vata dosha o nosso amigo! Quando seu movimento é contido por alimentos e atividades que fundamentam, nutrem e estabilizam, vata permite que você seja flexível, criativo e entusiasta pela vida. Acalme vata, dando-lhe calor, peso e suavidade. Todas essas propriedades estão presentes em grãos inteiros cozidos. Fora de seu papel no balanceamento de vata, o grão tem muitas outras propriedades positivas. É sattvico na natureza, o que significa que traz equilíbrio e harmonia. Grão é aterramento, nutritivo e delicioso. Suporta a digestão ativando importantes enzimas, fornecendo fibras e, por ter o sabor doce, você fica mais saciado e menos propenso a olhar para comidas açucaradas.
Então, por que as pessoas se sentem bem quando desistem dos grãos? Muitas pessoas que desistiram dos grãos descobrem que as perturbações digestivas desaparecem. Há duas razões para isso. Primeiro, se o agni é fraco, a digestão de alimentos pesados ​​como grãos se torna difícil, e eliminar esse alimento faz parecer que o problema foi resolvido. Em segundo lugar, muitas pessoas se beneficiam muito depois de se tornarem livres de grãos porque muitas vezes desistiram dos alimentos PROCESSADOS ​​que contêm grãos. Muitas décadas atrás, nos disseram que os grãos processados, como farinha branca, arroz parboilizado e aveia, eram melhores para nós e mais convenientes. Mas qualquer coisa processada ou pré-cozida carece de prana e é difícil de digerir. Quando as pessoas param de comer grãos, muitas vezes começam a cozinhar em casa e prestam mais atenção aos ingredientes que usam. Então, naturalmente, eles se sentirão melhores do que quando comem demasiadamente em restaurantes ou consomem alimentos pré-embalados. Qualquer intolerância alimentar pode ser rastreada até a força do agni. Agni fraco afeta sua capacidade de digerir alimentos, portanto, tratar o agni deve ser uma parte central da superação de qualquer tipo de intolerância alimentar. Este é o caminho para a saúde verdadeira e duradoura. 
Como comer grãos para a saúde? Se você está pronto para começar um novo relacionamento com grãos, lembre-se estes passos: escolher sabiamente, opte por grãos integrais, evite os grãos processados ou pré-cozidos, cozinhe bem e mastigue até que o alimento vire para na boca, pois assim todas as enzimas necessárias estarão ativas. Quanto mais você mastiga, mais você ativa a amilase que degrada os açúcares.
Segundo John Douillard, "o trigo é um grão rico em proteínas, fibras, com boa gordura e é colhido no outono como um alimento mais pesado para ajudar a aquecer, isolar e aumentar a imunidade do corpo durante os meses de inverno (...) muitas pessoas têm dificuldade de digerir o trigo, mas isso se deve em grande parte às décadas de ingestão de alimentos processados ​​e exposição a milhares de pesticidas e mais de 400 bilhões de quilos de toxinas ambientais nos Estados Unidos, que derrubaram nossa capacidade de digerir bem e desintoxicar eficientemente". Acrescenta: "para desintoxicar bem, devemos digerir bem. Tirar o trigo não trata a causa - trata temporariamente dos sintomas." 

Jani, Dilip. (2014). SIGNIFICANCE OF GODHUMA (Triticum aestivum-WHEAT) THROUGH AYURVEDIC AND EVIDENCED BASED STUDIES: REVIEW. Rasamruta. 6.

Comentários