Inverno chegou! E agora, ayurveda?


Para nós, pessoas que moram no Brasil, o inverno chegou aproximadamente em 21 de junho e será finalizado em 23 de setembro. Digo "aproximadamente" porque o modo de viver ayurvédico não é estático e propõe diferentes experimentações, o que fortalece a nossa autonomia.
Fala-se muito em doenças de inverno e pouco se diz que essa é a melhor época para melhorar a imunidade. Sim, imunidade no ayurveda traz o sentido de "força", Bala, e está intrinsecamente relacionada com a capacidade de digestão. Se a digestão é forte, o apetite é bom e a imunidade é fortalecida. E o inverno? Bem, é nessa época mais fria que a digestão está naturalmente mais forte pois temos mais fogo digestivo "na lareira para manter a casa aquecida"! 
Observe se você sente mais fome, por exemplo, nesta estação.
E qual o motivo que leva ao adoecimento no inverno? Como as pessoas sentem mais fome, comem mais, porém ingerem alimentos menos adequados e mantém um estilo de vida igualmente inadequado. Ou seja, se não for hereditário, esse desarranjo imune está sendo desenvolvido pela nossa falta de entendimento sobre viver natural.
Os alimentos que estimulam a imunidade incluem aqueles que são frescos, não processados, caseiros, quentes, ghee, priorizando os sabores doce, azedo e salgado. Evite tudo que for frio, pois a estação já é fria!
Em resumo, um estilo de vida adequado inclui: 
- Acordar cedo e meditar, iniciar o dia com o mínimo de estresse e o máximo de atenção possível;
- Realizar auto oleação na pele para pacificar o excesso de Vata (é uma temporada de Vata, independente do seu Dosha),
- Dormir bem, com o sono ininterrupto (lembre-se que as noites são mais longas e o corpo naturalmente pede um pouco mais de descanso); 
- Fazer alguma atividade física; 
- Comer quando tem fome e não quando está "morrendo de fome".

Namastê!!!


Comentários

Unknown disse…
Boa tarde! Gostaria de saber onde posso encontrar seu livro pois tenho muito interesse. Você pode me passar essa informação?
Pati Sandes disse…
Bom dia! Então, acredito que estou com os últimos exemplares a serem vendidos. Caso você não resida em Salvador, posso enviar pelos correios. Namastê!