Incredible Índia 1


O slogan do governo indiano faz jus ao significado: realmente a Índia é incrível e nem há palavras suficientes para descrevê-la!!!
No decorrer das postagens sobre Incredible Índia, procurarei falar sobre e viagem e, como toda, aqui vai o processo de pré-viagem de forma reflexiva e até mesmo provocante:
1- Motivo para não ir à Índia: se você é uma pessoa resistente a mudanças, cultura, pimenta, gente, bichos, simplicidade, é melhor ir passear em outro lugar.
2- Vá com alguém que já esteve na Índia ou que more lá e siga TODOS OS CONSELHOS, sem pestanejar. Se você tem resistência à obediência e quer explicação para TUDO, é melhor ir passear em outro lugar. Falo sobre estes dois itens porque a cultura indiana é essencialmente védica, principalmente no sul, o que a torna muito diferente do que vivemos aqui no ocidente.
3- A viagem ocorreu em junho de 2018. Muita gente questionou sobre as monções, porém elas iniciam e terminam em locais diferentes e a nossa programação respeitou esse fluxo natural da natureza.
4- Se você é uma pessoa que gosta de ler, pesquisar antes da viagem, procure olhar as datas das postagens de suas leituras. Muito do que está na internet é antigo e são informações que não condizem com a atualidade.
5- Sobre os documentos: o passaporte é sua segunda pele. Leve cópias dele e espalhe pelas bagagens (caso você o perca). Leve cópia de seu comprovante de endereço brasileiro, cópias do visto eletrônico, das passagens internas (avião, trem, ônibus, o que houver), do roteiro, tudo impresso, pois caso o seu celular quebre, por exemplo, você tem os papéis em mãos.
6- Sobre o visto: nós temos acesso a dois tipos de impressão. Leve impresso o visto cujo brasão está no centro da folha como marca d'água.
7- Sobre dinheiro: mantenha as rúpias separadas dos dólares, que estão separadas dos reais.
8- Levamos só e somente só três mudas de roupa, pois ao chegarmos saímos para compra-las e também adquirirmos produtos de uso pessoal. Usamos sempre roupas tradicionais e procuramos seguir TODOS os hábitos locais. Percebi o quanto isso significa para as pessoas indianas e o respeito que é em relação à cultura deles.
9- Sugiro que estude um cadinho de inglês!
10- Levamos uma bolsinha de remédios (não usei) e nela também continha gaze, água oxigenada, souci, Rescue e soro fisiológico.
11- Se você não faz atividade física, procure fazer e se informe com seu médico sobre tomar algum suplemento, ambos uns 30 ou 40 dias antes da viagem.
12- Já saia do Brasil com o relógio de pulso atualizado com o horário da Índia. Particularmente eu fiz isso uma semana antes para ir pensando o novo horário.
13- Prevenção de jet lag: aprendi que os  sintomas são provocados por um mix de ações que causam desidratação mais o relógio biológico!!! Para chegar bem ao destino, durante o vôo, durma quando for noite e fique acordado (a) de dia, o máximo possível. No vôo, quando acordada (o): caminhe, faça ginástica, alongamento, beba muuuuita água e NUNCA tome bebida alcoólica, pois ela ajuda a desidratar. Tenha em mãos um óleo de gergelim para passar nos lábios e pele, assim que você perceber qualquer ressecamento. Para a garganta ressecada: pegue uma gaze, molhe com soro fisiológico, adicione umas gotas de souci e fique respirando isso por uns 20 minutos. De tempos em tempos você coloca algumas gotas de Rescue na boca e toma com água. Eu não tive sintomas de jet lag nem na ida nem no retorno e conheço pessoas que disseram o mesmo.
14- Chegou na Índia! Obaaa!!! Siga rigorosamente as instruções de quem está levando vocês. Logo no aeroporto, procure trocar uns $100,0 e compre um chip para celular (e ative-o).
15-  Se você chegar na Índia de dia, não durma! Vá fazer qualquer coisa, de preferência no sol, para que seu corpo entenda que é dia.
16- Mulher, se você estiver menstruada, nos primeiros três dias não entre em templos e nem participe de pujas. Faz parte das regas, respeite-as! Outra dica: as mulheres de lá não andam com os cabelos esvoaçantes como nós aqui heheheh
17- Iogurte e leite amenizam a pimenta. Sempre que você pegar arroz, separe um tantinho para misturar ao leite ou iogurte, caso o bicho pegue (ou até mesmo para saborear). Aproveite, pois a comida é uma infinita explosão de sabores!
18- Tome muita água. Ao compra-la (ou qualquer coisa que venha enroscada), confira se realmente está lacrada. Em alguns Ashrams tem água potável para beber e neste caso é preciso consultar o local.
19- Caso comece a sentir sintomas de indigestão ou qualquer outra coisa, entre imediatamente com a medicação, pois a sua viagem pode acabar neste momento. Falando nisso, providencie um seguro viagem.
20- Leve uma fronha, caso você precise dormir em trem ou ônibus e apoiar a cabeça.
21- Leve 1 blusa de frio e meias. Nunca se sabe...
22- Leve uma blusa de alcinha para os momentos PRIVATIVOS, nos quais as portas e janelas estejam devidamente fechadas.
23- E se você me perguntar o que aprendi, minha resposta é: devoção! Mas sobre isso eu falarei na próxima postagem.

Namastê



Comentários

Unknown disse…
Ótimas dicas Patrícia! Grata pela partilha. E parabéns pela linda viagem.
Pati Sandes disse…
Obrigada pelo comentário!!