Prameha é Diabetes?

 



O Diabetes é uma síndrome metabólica muito conhecida no ocidente. No Ayurveda, medicina tradicional indiana, a Diabetes é correlacionada ao que é chamado de Prameha ou Madhumeha.

Por que correlacionado e não uma tradução? Porque o entendimento da vida, os fatores etiológicos, a apresentação clínica e a prática terapêutica do Ayurveda faz uso de príncípios diferentes da medicina moderna e de muitas outras medicinas tradicionais, tais como a dos povos indígenas e a medicina chinesa.

Desde tempos imemoriais, Prameha se encontra entre os oito principais distúrbios descritos na literatura clássica da medicina Ayurvédica, uma das medicinas praticadas na Índia. Foram descritos 20 tipos de Prameha, Diabetes, que prevaleceu na população da Índia antiga.

Prameha é uma síndrome que inclui todas aquelas condições clínicas que são caracterizadas por aumento da quantidade de urina associada ou não ao aumento da frequência de micção. Poliureia e a turbidez da urina são os dois fatores essenciais que caracterizam o estado da doença.

Diabetes Mellitus, por outro lado, é definida como uma síndrome metabólica associada a hiperglicemia, com ou sem glicosúria, devido produção insuficiente ou má absorção de insulina.

De acordo com o Ayurveda, todos os fatores alimentares e de estilo de vida que aumentam Kapha Dosha no corpo, são fatores causadores de Prameha, ou seja, Diabetes tipo 2, pré-diabetes e Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA).

Destacam-se os hábitos sedentários, aumento do consumo de doces, dieta excessiva de carboidratos (Madhura Bhava) e gorduras. Esta é a etiologia comum para todos os tipos de Pramehas: Vataja Pittaja, Kaphaja. Independente do Dosha que está sendo acometido, a etiologia gira sempre em torno de Kapha.

Caraka Samhita afirma que Kapha é primeiramente agravado por causa do excesso de quantidade já descrito nos fatores etiológicos. Por isso, Kapha é aquele que inicia o processo de manifestação de Prameha 2, ou seja, Diabetes tipo 2, pré-diabetes e Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). Apesar disso, Caraka Samhita enumera diferentes fatores etiológicos para cada Pameha: Vataja, pittaja e Kaphaja.

O Diabetes Mellitus é caracterizado por hiperglicemia devido à deficiência de insulina ou diminuição
eficácia biológica da mesma. É considerada uma síndrome metabólica pois ocorre um desarranjo no metabolismo da pessoa que está acometida. 

A patogênese da Diabetes envolve diversos fatores e dentre eles está o aumento de Kapha Dosha:
1- Ingestão excessiva de doces e gorduras que não pode ser utilizados pelo tecidos, o que acaba por produzir e acumular toxinas no corpo como subproduto da insuficiência metabolica (Ama);
2- Fogo digestivo prejudicado – tanto em Níveis gástricos e teciduais – Kayagni e Dhatwagni – novamente produzindo Ama, toxina.

O Ayurveda não aborda o conceito de insulina, mas possui um conceito mais amplo: o de Agni, o fogo digestivo que inclui todas as enzimas, e mecanismos de chave e fechadura responsáveis pelo metabolismo como um todo.

Assim, do ponto de vista ayurvédico, todos tipos de Pramehas parecem resultar de um patologia única, ou seja, distúrbio metabólico em diferentes níveis. Pois a urina é um metabolismo produto e, portanto, todas as anormalidades da urina deve ser considerado de origem metabólica. Portanto, todos os pramehas, incluindo Madhumeha, ou seja, diabetes Mellitus tem um coisa em comum: desarranjo metabólico.

A abordagem Ayurvédica para o Diabetes não é baseado apenas no controle e tratamento da hiperglicemia com medicamentos hipoglicemiantes. Somado a isso, o Ayurveda afirma que se faz necessária uma intervenção objetiva no estilo de vida e corrigir o comprometimento metabólico.

Procure um médico endocrinologista para te acompanhar e venha conhecer como o Ayurveda pode te auxiliar neste processo terapêutico.

Namastê

Comentários