Aromaterapia ayurvédica - Gandhachiktsa

Anteriormente escrevi sobre a oleação realizada no corpo (abhyanga) e agora vou expandir um pouco para o uso dos óleos essenciais escolhidos para massagear os pontos marma. No final de semana passada, eu, Manu e Mina fomos realizar um trabalho social em Lauro de Freitas, Bahia, no qual oferecemos mukha abhyanga (massagem na cabeça) com estímulo dos pontos marma desta região. Impressionante como o processo relaxou a mente as pessoas que se propuseram a serem tocadas na cabeça.
Ao todo, são 107 pontos marma espalhados pelo corpo que representam a conexão entre os corpos físico e prânico e se localizam em locais de intercessão entre nervos, ligamentos e outros, visto que cada ponto atua em sub doshas específicos através de canais (srotas) que percorrem todo o corpo. Na cabeça, os pontos estão relacionados a estafa mental, cansaço mental, estresse, excesso de pensamentos, por isso os movimentos realizados são lentos e repetitivos e óleos essenciais adequados são aplicados nas pontas dos dedos do (a) terapeuta, e assim, na face do (a) usuário (a). Optamos pelo uso de cedro, lavandim, sândalo e aloe, de acordo com o dosha predominante da pessoa que recebia a terapia, pois cada um realiza estímulos específicos no sistema nervoso. 
Muito mais do que uma massagem facial, foi um tratamento para o cansaço mental de pessoas que estavam trabalhando sem parar há três dias! Isso como relato de quem recebeu. E mais: nos surpreendeu o fato das pessoas nunca terem recebido uma passagem localizada desta forma. Esperamos contribuir mais vezes!
Namasthê!!

Comentários