Perimenopausa e menopausa: e agora?

 


O que é a perimenopausa?

A perimenopausa, um período em torno de três a dez anos que antecedem a menopausa, nos quais há uma alteração na produção dos estrogênios pelos ovários. Algumas mudanças sutis ou fortes podem acontecer no corpo, tais como:

1. memória falha com esquecimento de palavras e termos usados em seu cotidiano
2. Irritabilidade, sente tensão ou mudança repentina de humor sem motivo aparente
3. Sensação de prostração que se assemelha aos sintomas de depressão, mesmo que você seja uma pessoa sem depressão
4. Dificuldade respiratória, sensação de cansaço, sem energia
5. Insônia, um sono não reparador ou dificuldade para dormir
6. Aumento da ansiedade, dificuldade de concentração e perda de interesse na maioria das coisas, inclusive em sexo.
7. Pressão ou aperto na cabeça. Dor de cabeça que nunca teve e incomum
8. Dormência e formigamento em partes do corpo.
9. Dores musculares e articulares
10. Ondas de calor com ou sem suor à noite


O que é a menopausa?

A menopausa é um período natural na vida de qualquer mulher, homem trans que não fez cirurgia para remoção dos ovários ou pessoa que tenha ovários. É marcada pela ausência de menstruação pelo período de 12 meses consecutivos devido ao declínio hormonal e é visto principalmente entre 45 e 55 anos.

É um processo NATURAL que muitas vezes tem sido abordado como doença. E digo: não, nós não estamos doentes e nem somos pessoas piores, menos belas ou menos inteligentes simplesmente porque entramos na menopausa. Somos pessoas normais que podemos apresentar alguns sintomas, a maior parte deles, tratáveis.

Existem muitos tabús em torno das mulheres. Se antes era a presença de menstruação e pelos, agora é a ausência da menstruação. O útero e os ovários sempre reprimidos pela sociedade junto com o feminino. Padrões que tentam nos impor e, por tudo isso e mais um tanto, digo: é importante romper os tabús e FALAR sobre o assunto com amor. O amor por si que tanto fala e exemplifica a Bell Hooks.

Com amor é possível olhar para a fase da perimenopausa e da menopausa com atenção e buscar leituras e informações fidedignas que promovam a nossa emancipação no assunto, sem nos culpabilizar.


O que o Ayurveda diz acerca da perimenopausa e menopausa?

De acordo com o Ayurveda, independente do seu Dosha principal, todas as pessoas são movidas à fase Vata da vida com recuo de Pitta e Kapha Dosha.

A fase Vata da vida faz parte do processo natural de envelhecimento no qual os elementos do espaço e do ar lentamente começam a predominar. Isso faz com que o corpo fique mais seco, opaco, potencialmente menos resistente ao estresse, com perda gradativa da umidade, do fogo digestivo, da lubrificação. De acordo com o Ayurveda, é a umidade que promove a ligação e a união de tudo o que existe no corpo (considere corpo e mente).

Mulheres cis e pessoas com útero e ovários que possuem em sua constituição, Prakruti, mais elementos terra e água, muito provavelmente passarão pela perimenopausa e menopausa de uma forma mais suave. Isso ocorre porque são pessoas com muita lubrificação e a perda acontece de maneira mais equilibrada, principalmente se existe qualidade de vida que envolve a moradia, alimentação, clima do local onde você mora, presença de áreas verdes e atividade física, entre outros. Os tipos Kapha podem desfrutar de uma transição mais estável, mas tendem a ver mais ganho de peso ou fadiga com mudanças metabólicas. 

As pessoas com constituição Pitta podem notar mais sinais de fogo, como ondas de calor e irritabilidade, enquanto os tipos Vata podem se sentir mais instáveis, secas, esgotadas, e experimentarem flutuabilidade entre quente e frio. Os tipos kapha podem desfrutar de uma transição mais estável, mas tendem a ver mais ganho de peso ou fadiga com mudanças metabólicas. 


Equilibrando os Elementos 

Então, o que fazer? Eu poderia sugerir oleação do corpo, da vagina, fazer atividade física, comer isso ou aquilo, fazer uso de Guducchi, Ashvagandha ou Triphala e inúmeros outros procedimentos. Porém, o que realmente funciona é você se conhecer, se observar e saber o que fazer com as ferramentas que tiver nas próprias mãos. Não basta ter apenas as ferramentas.

Uma coisa é certa: é importante acalmar o elemento ar de Vata Dosha, enquanto é fornecido mais elementos de terra e água para seu corpo e mente, de modo a considerar os hábitos mais favoráveis ao seu Dosha predominante ou aos seus Doshas predominantes.

Antes de mais nada, tente entender o que acontece contigo e procure acompanhamento profissional seguro. A(o) melhor profissional é aquela(e) que te escuta com atenção e interesse em sua história.

Tudo de bom!

Comentários